AS 5 MANEIRAS DE TER UMA RELAÇÃO MAIS SAUDÁVEL COM SEU CELULAR

  Dê um tempo do celular

As 5 maneiras de ter uma relação mais saudável com o seu celular

Apesar de ser quase impossível desligar, busque estratégias realistas para usar a tecnologia de forma que se sirva às suas necessidades

Por 

Eric Athas

 Em The New York Times

31/03/2024 04h30  Atualizado há um dia

Há alguns anos, uma funcionária do Google enviou um e-mail a milhares de seus colegas de trabalho sugerindo: "E se, durante seis semanas seguidas, você passasse uma noite por semana sem tecnologia?"

O e-mail era de Laura Mae Martin, consultora executiva de produtividade do Google, função que, entre outras coisas, foi criada para ajudar os funcionários a promover relacionamentos mais saudáveis ​​com seus dispositivos eletrônicos e aplicativos. Depois de enviar a mensagem, Martin recebeu diversas respostas de colegas de trabalho ansiosos por uma pausa em alguns dos produtos que ajudaram a construir. Desde então, milhares de funcionários participaram do anual “No-Tech Tuesday Night Challenge” (Desafio da Terça-Feira Sem Tecnologia), de acordo com a especialista, que também é autora do livro a ser lançado “Uptime: A Practical Guide to Personal Productivity and Wellbeing”, (Tempo de Atividade: Um Guia Prático para Produtividade e Bem-estar, traduzido do inglês).


O problema que ela estava tentando resolver não é exclusivo dos funcionários do Google. Uma pesquisa descobriu que a maioria dos americanos admite passar muito tempo no telefone. Mas soluções dramáticas – uma desintoxicação digital, uma troca por um aparelho de qualidade inferior ou uma saída completa das redes sociais – podem parecer impraticáveis.

É possível ter uma relação saudável com a tecnologia e ao mesmo tempo utilizá-la diariamente? Felizmente, segundo os especialistas, a resposta é sim.

Comece com uma pergunta simples

Você tem aquela vontade de pegar o telefone sem perceber? E então, antes que você se dê conta, você está há uma hora mexendo em uma rede social?

Se você deseja coexistir pacificamente com a tecnologia, precisa controlar esses impulsos. Comece percebendo quando você sente vontade de pegar o telefone ou abrir a rede social na janela do navegador, recomenda Richard J. Davidson, fundador e diretor do Centro para Mentes Saudáveis ​​da Universidade de Wisconsin-Madison.

Ao se tornar consciente do que você está prestes a fazer, você interrompe um comportamento automático e desperta a parte do seu cérebro que governa o autocontrole, o especialista afirna. Ter consciência de suas ações pode ajudá-lo a controlar os maus hábitos, segundo um artigo publicado em 2020 na revista científica da Associacion for Psychological Science, uma organização internacional sem fins lucrativos especializada em pesquisas no campo da Psciologia.

— Quando você perceber o desejo, simplesmente se faça a seguinte pergunta: "Eu realmente preciso fazer isso agora?" — aconselha Davidson.

Fazer essa pergunta pode te ajudar a fazer uma pausa, refletir e resistir à tentação de olhar o seu dispositivo. E sejamos realistas: às vezes você pode decidir passar algum tempo mexendo no celular. Mas, ao estar consciente de seus impulsos, você pode ter mais controle dos seus hábitos, o pesquisador orienta.

Esqueça um pouco o aspecto “móvel” dos seus dispositivos

Anna Lembke, professora de Psiquiatria e Medicina Anti-dependência na Escola de Medicina da Universidade de Stanford, disse que um dos maiores problemas com smartphones é, por exemplo, a possibilidade de “enviar mensagens de texto enquanto corre para pegar um ônibus”. Usar nossos dispositivos enquanto estamos em movimento – caminhando de uma reunião para outra, levando o filho para a escola ou pegando um ônibus – nos impede de estar mais envolvidos em nossas vidas, afirma Lembke.

— Estamos perdendo uma riqueza de informações e sinais no mundo que nos rodeia, e também nos privando da oportunidade de processar e interpretar o que vivenciamos— ela critica.

Uma maneira de criar harmonia com sua tecnologia é limitar o uso do telefone quando você estiver em trânsito. Saiu para passear? Desligue suas notificações. Vai tomar um café? Deixe seu telefone em sua mesa. Se você estiver se sentindo corajoso, tente desligar o telefone durante o transporte, sugere Lembke, também autora de “Dopamine Nation" (Nação Dopamina, traduzido do inglês). Dessa maneira, seu celular não vibrará com notificações, mensagens de texto ou telefonemas, o que a pesquisadora afirma que poderia te ajudar a se concentrar com o mundo ao seu redor.

O uso do celular enquanto estamos em movimento deve ser evitado, aconselham pesquisadores — Foto: Foto: Freepik
O uso do celular enquanto estamos em movimento deve ser evitado, aconselham pesquisadores — Foto: Foto: Freepik

Agende pequenas pausas tecnológicas

Férias prolongadas de seus dispositivos eletrônicos podem não ser possíveis. Mas se você está tentando passar menos tempo olhando para as telas, intervalos de 10 ou 15 minutos podem ser uma opção mais prática, propõe Adam Gazzaley, neurocientista da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e autor de “The Distracted Mind: Ancient Brains in a High-Tech World" (Mente Distraída: Cérebros Ancentrais em um Mundo de Alta Tecnologia). Você pode dar uma caminhada rápida, fechar os olhos, ler um livro ou terminar um quebra-cabeça.

Outro truque: coloque pausas tecnológicas em seu calendário, Gazzaley sugere. Programar algo como “fazer uma caminhada sem telefone” pode parecer estranho, mas não deveria ser se isso já fosse uma prioridade, de acordo com ele

Controle seu ambiente

Não confie apenas na sua força de vontade para manter o seu tempo de tela baixo, orienta James A. Roberts, especialista em comportamento do consumidor da Universidade de Baylor, no Texas. Em vez disso, ajuste o ambiente ao seu redor.

— Qualquer coisa que você possa fazer para criar um ambiente que facilite ao máximo o distanciamento do telefone será útil — ele afirma.

Estas são algumas coisas que você pode tentar:

  • Tenha um relógio despertador: Um alarme de telefone força você a pegar seu dispositivo ao acordar, tornando muito fácil começar a ler e-mails e alertas, prevê Roberts. Mas um despertador independente permite que você deixe seu telefone intacto até decidir que é hora de começar.
  • Nomeie um parceiro para dividir a responsabilidade: Roberts sugeriu pedir a um membro da família ou amigo para lembrá-lo de desligar o dispositivo quando estiver usando-o por muito tempo, quando alguém estiver tentando conversar com você ou em outros momentos em que ele estiver atrapalhando a vida no mundo off-line.
  • Exclua as mídias sociais do seu telefone: Para gerenciar o uso das redes sociais sem abandoná-las totalmente, será necessário torná-las menos acessíveis, recomenda Roberts. Uma dica que ele sugeriu é excluí-las do telefone, mas mantê-las no computador para que você ainda possa usá-las no trabalho ou para manter contato com familiares e amigos.

Faça a tecnologia funcionar para você

Uma coisa em que os especialistas concordaram: para estabelecer uma relação saudável com a tecnologia, é necessário controlá-la e não o contrário. Pense nos seus dispositivos como ferramentas que você decide como usar.

— Faça com que eles funcionem a seu favor, e não contra você. Seja o seu e-mail ou a sua máquina de lavar louça, é a intenção por trás de como você os usa que realmente faz a grande diferença— complementa Martin, a especialista que iniciou essa tendência dentro do Google.

A tecnologia deve se adaptar às suas necessidades, e não o contrário, aconselham especialistas — Foto: Foro: Freepik
A tecnologia deve se adaptar às suas necessidades, e não o contrário, aconselham especialistas — Foto: Foro: Freepik
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/03/31/como-ter-um-relacionamento-mais-saudavel-com-o-seu-celular.ghtml

Comentários